Os dados são alarmantes, os índices de acidentes seguidos de morte e mutilação no trânsito no Brasil, somam mais que as vítimas em uma guerra.
Os cinco principais fatores causadores de acidentes no trânsito são, embriaguez, excesso de velocidade, não uso de capacete, não uso do cinto de segurança, não uso da cadeirinha infantil.
Com o objetivo de reverter esse quadro até o ano de 2020, a ONU (Organização das Nações Unidas), decretou em 11 de maio de 2011 a Década de Ações para a Segurança no Trânsito, passando como meta, que os 28 países membros, atacassem de forma consciente e eficaz os cinco principais motivos de tamanha violência.
Em Goiás, infelizmente, o índice também é assustador porém, há dois anos, o Governo do Estado de Goiás tem tomado medidas eficazes para combater esse quadro.
O Departamento de Trânsito – DETRAN, em parceria com a Polícia Militar – PM e Secretaria de Estado da Educação, Esporte e Cultura – SEDUCE, tem realizado palestras educativas nas escolas estaduais e o mesmo tem acontecido no âmbito federal e municipal.
A sociedade civil, também tem se mobilizado e apoiado as ações públicas de conscientização e combate aos CINCO principais fatores causadores de acidentes no trânsito.
O Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Automotores de Goiás – SINCODIVE – GO, não só apoia essa campanha mundial denominada maio amarelo mas como também, participa e a reproduz em suas mais de 340 concessionárias. Durante todo o mês de maio, as concessionárias no Estado de Goiás, ao entregar um veículo para seus clientes, entregam panfletos ou lembranças que remetem a responsabilidade do condutor de automotivo ao dirigir.
A presidente do Sincodive – Goiás, Shirley Luíza Oliveira Leal, todo ano, veste a camisa da campanha maio amarelo e vai para as ruas participar ativamente de um corpo-a- corpo na conscientização do condutor ao sentar ao volante de um automotivo, seja motocicleta, carro ou caminhão.
…..”É necessário que tenhamos a consciência que, ao dirigirmos, expomos nossas vidas e a de terceiros, e que, em fração de segundos, podemos destruir o sonho de inocentes e até de uma família inteira. Por esse motivo, conclamamos toda a sociedade para que participe da campanha maio amarelo, mas que sobre tudo, venhamos a refletir sobre o ato tão importante e sério que é conduzir um automotor”….. Afirma a presidente do Sincodive – Goiás, Shirley Leal.





